Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568
Comparte esta pagina
Título : | As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades. |
Autor : | SANTOS, Joabe Gomes dos |
Palabras clave : | Educação matemática; Ensino médio; Dificuldades de aprendizagem; Matemática – Estudo e ensino; Estudantes do ensino médio |
Fecha de publicación : | 31-ago-2021 |
Citación : | SANTOS, Joabe Gomes dos. As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | A falta de afeição das pessoas pela matemática nos levou ao seguinte problema de pesquisa: a matemática é realmente algo tão complexo, que apenas alguns privilegiados conseguem aprendê-la? Essa pesquisa qualitativa tratou como objetivo geral as possíveis causas e motivações para esses alunos terem dificuldades e/ou facilidades com matemática, com foco em uma etapa educacional intermediária entre a fase infantil e adulta. O 1º ano do ensino médio, onde já se tem estigmas, estereótipos e preconceitos com relação à matemática, também já se tem uma maior maturidade para reconhecê-los e expressá-los, esses estereótipos, na maioria das vezes, perpetuam-se pelo resto da vida, de geração para geração. Espera-se com esse trabalho auxilie professores, estudantes, e ainda interessados na área, para melhor compreenderem a matemática aceitando-a melhor, sabido de sua importância para uma formação completa do ser humano. Cronologicamente a metodologia ocorreu: identificar uma escola pública estadual na cidade de Caruaru-PE, que foi Erem Padre Zacarias Tavares, elaborar e aplicar questionário através do Google Forms para as turmas do 1º ano do ensino médio; analisar as respostas ou dados do questionário, relacionados com o referencial teórico. Os resultados analisados confirmaram a diversidade das dificuldades em matemática, e sua relação com outras áreas do conhecimento. Pode-se gostar de matemática, e ainda ter dificuldades, assim como pode gostar de outras disciplinas também. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Joabe Gomes dos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons